Regulamentos

Serão admitidos resumos de trabalhos do dia 23 de março de 2020 até o dia 16 de novembro de 2020 às 23h59min (horário de Brasília).
Valor por trabalho submetido: R$ 25,00

ENVIO DE RESUMOS

 

Após a leitura do regulamento, clique abaixo para submeter um trabalho. Será necessário fazer login com seu e-mail e senha cadastrados durante a inscrição no evento.

RESULTADO DE TRABALHOS

Veja abaixo os Trabalhos aprovados e arquivos modelo de apresentação.

EDITAL – III Encontro Tocantinense das Escolas Médicas

A Comissão Organizadora do III Encontro Tocantinense das Escolas Médicas, por meio de sua Comissão Científica e no uso de suas atribuições, vem por meio deste apresentar as orientações acerca da submissão de trabalhos científicos no III ETEM.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

A Comissão Científica do III ETEM, mediante a publicação do presente Edital de submissão de trabalhos científicos, estabelece a seleção de trabalhos para serem apresentados no III Encontro Tocantinense das Escolas Médicas, que será realizado dia 09 e 10 de outubro de 2020, na cidade de Palmas - TO.

 

DO PÚBLICO ALVO

De estudante para estudante, o III ETEM tem como público alvo acadêmicos de graduação em Medicina das Instituições de Ensino Superior do Estado do Tocantins. Entretanto, professores, pesquisadores, médicos e demais interessados estão livres à participação.

 

EIXOTEMÁTICO

O III ETEM, em seu compromisso com a divulgação cientifica, não definirá eixo temático específico para a submissão dos trabalhos, estando os autores livres para optarem pelos   diversos   assuntos   disponíveis, devendo contemplar obrigatoriamente a área da saúde.

 

DAS INSCRIÇÕES

4.1 Os trabalhos submetidos ao processo de avaliação devem ser inéditos, de autoria de acadêmicos sob orientação de um pesquisador, profissional da área da saúde e/ou professor universitário.

4.2 Serão aceitos resumos nas seguintes categorias:

  • Artigo Científico Original;

  • Relato de Caso Clínico;

  • Relato de Experiência e;

  • Revisão Sistemática da Literatura.

4.3 Os resumos devem obrigatoriamente ser redigidos em português do Brasil. 

4.4 Todos os resumos, após recebimento pela Comissão Científica do evento, serão encaminhados para análise e avaliação, sendo o anonimato dos autores garantido em todo o processo de apreciação.

4.5 O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores, assim como as consequências provenientes de ações que desrespeitem a ética científica.

4.6 Serão admitidos resumos de trabalhos do dia 23 de março de 2020 até o dia 16 de novembro de 2020 às 23h59min (horário de Brasília). Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site do evento, www.etem.com.br.

4.7 Para submeter o resumo, o autor principal deve, obrigatoriamente, estar inscrito no III ETEM e efetuar o pagamento da taxa correspondente ao envio de trabalhos conforme o site do evento. Cada participante poderá submeter no máximo 3 (três) resumos vinculados à sua inscrição. Não há limites para participação em coautoria de trabalhos vinculados a outros participantes.

4.8 Os trabalhos deverão ser compostos por no máximo, 1 (um) autor, 4 (coautores), 1 (um) orientador e, se houver, 1 (um) coorientador. A indicação dos componentes deve ser feita no momento da submissão, em campo específico no sistema, seguindo a seguinte ordem (ordem do certificado): autor principal, coautores, (se houver, coorientador) e orientador. 

4.9 Não serão permitidas alterações/correções dos resumos ou da ordem dos componentes após a submissão, portanto, cabe ao autor a devida atenção.

4.10 Os componentes da Comissão Organizadora poderão participar do concurso, como autores e/ou apresentadores de trabalhos. Entretanto, esses não poderão receber qualquer premiação, que não seja certificado apropriado.

 

DAS REGRAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO

5.1 Para que um trabalho seja selecionado a participar do III ETEM esse deve atender a todos os requisitos definidos no presente edital. Caso as orientações não sejam seguidas, o trabalho será imediatamente desclassificado.

5.2 O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor.

5.3 O resumo deverá ser submetido pelo site do evento, mediante o preenchimento dos campos requisitados na página de submissão.  Além disso, faz-se necessário que seja anexado no formato .PDF. Não deverá ser informado o nome dos AUTORES em nenhuma circunstância no arquivo em .PDF, somente em CAMPO apropriado na página de submissão. A não observação ao presente artigo implica em imediata desclassificação.

5.4 Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro, etc.) no resumo. Para a análise e seleção dos trabalhos, somente será considerada a parte textual do resumo.

5.5 Todos os resumos devem se enquadrar nas seguintes normas:

5.5.1 Deve ser informada a CATEGORIA correspondente ao resumo, sendo elas: Artigo Científico Original, Relato de Caso Clínico, Relato de Experiência e Revisão Sistemática da Literatura;

5.5.2 Da fonte do resumo: Arial, tamanho 12;

5.5.3 Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

5.5.4 O Título deve ser objetivo, conciso e informar com clareza a natureza   do trabalho. O Título deverá ser escrito com letras MAIÚSCULAS (CAIXA ALTA) e conter até 120 caracteres, considerando os espaços.

5.5.5 O texto do resumo deve ser objetivo, conciso e ter, no mínimo, 300 palavras e no máximo, 400 palavras.

5.5.6 A modalidade Artigo Científico Original deve seguir a estrutura recomendada:

  • Introdução;

  • Objetivos;

  • Métodos;

  • Resultados e;

  • Conclusões.

5.5.7 A modalidade Relato de Caso Clínico deve seguir a estrutura recomendada:

  • Introdução;

  • Materiais e Métodos;

  • Relato do Caso e;

  • Resultados e Discussões.

5.5.8 A modalidade Relato de Experiência deve seguir a estrutura recomendada:

  • Introdução;

  • Materiais e Métodos;

  • Resultados e Discussões;

  • Considerações Finais.

5.5.9 A modalidade Revisão Sistemática da Literatura deve seguir a estrutura recomendada:

  • Introdução;

  • Objetivos;

  • Métodos;

  • Resultados;

  • Conclusões.

5.6 Palavras-chave: duas a cinco palavras, separadas por ponto final e de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

5.7 Não deverá conter no corpo do resumo as Referências Bibliográficas, cabendo aos autores apresentá-las durante a mostra dos e-pôster.

5.8 Os Relatos de Experiência não deverão ser apenas descritivos, cabendo aos autores devido raciocínio acerca das experiências em contraste com a literatura pertinente. Portanto, Relatos de Experiência que não demonstrem a capacidade analítica do(s) ator(es), serão desconsiderados.

5.9 Se houver conflitos de interesses é responsabilidade dos autores a divulgação de todas as relações de qualquer natureza que possam introduzir viés ou serem vistas como vieses na condução de seu trabalho. Qualquer potencial conflito de interesses deve ser declarado, incluindo aqueles de natureza pessoal, profissional, empregatícia, política, e/ou financeira, bem como   interesses associados a patentes ou propriedades, provisão de materiais e/ou   insumos e equipamentos utilizados no estudo.

5.10 As pesquisas com seres humanos ou animais devem obrigatoriamente terem sido previamente aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, respeitando a resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Tal aprovação deve ser explicitada no tópico “Material e Métodos” do resumo. A não observação ao presente artigo implica em imediata desclassificação.

 

DOS CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

6.1 Todos os resumos passarão por uma pré-análise realizada por grupo composto por membros da Comissão Científica a fim de se constatar sua originalidade e adequação às normas estruturais e éticas.

6.2 A Comissão Organizadora do III ETEM será responsável pelo recebimento e encaminhamento dos resumos para avaliação. Os resumos serão avaliados por uma Comissão Científica formada por pesquisadores, médicos e/ou professores    universitários, definida pela Comissão Organizadora do III Encontro Tocantinense das Escolas Médicas.

6.3 Cada   resumo   será   apreciado   por   2 (dois) avaliadores distintos que, obrigatoriamente, não sejam orientadores desse.

6.4 O resumo obterá uma nota referente à média aritmética das notas individuais dos avaliadores, que será baseada nos seguintes critérios:

  • Relevância do trabalho para comunidade;

  • Originalidade;

  • Importância Científica;  

  • Emprego da Metodologia Científica na elaboração do trabalho;

  • Correlação entre os tópicos do resumo;

  • Qualidade e Clareza dos Resultados apresentados.

 

DOS RESULTADOS

Os resultados serão disponibilizados até o dia 05 de agosto de 2020 e poderão ser consultados por meio do site do evento, no ambiente destinado ao participante. Os 5 (cinco) melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral, cabendo à Comissão Organizadora contato prévio com o autor principal para confirmação e demais instruções.

DA APRESENTAÇÃO

8.1 Os trabalhos selecionados serão apresentados no formato de e-pôster.

8.2 As normas para elaboração do e-pôster, assim como modelo para adequada padronização, serão disponibilizados após a entrega dos resultados da seleção no site do evento.

8.3 Os e-pôsteres deverão ser apresentados no espaço indicado pela Comissão Organizadora do III ETEM, na data e no horário divulgados no site e rede social (Instagram) do evento.

8.4 O apresentador deve comparecer com no mínimo 30 minutos de antecedência ao horário indicado para sua sessão de apresentação.

8.5 A confecção dos e-pôsteres são de inteira responsabilidade dos autores do trabalho, sendo necessário trazer consigo a apresentação em dispositivo de mídia removível (PEN-DRIVE) em formato a ser informado pela Comissão Organizadora.

8.6 É expressamente vedada a manifestação dos demais autores e/ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos do público.

 

DO CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS

9.1 Serão disponibilizados online apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores na ordem informada no ato de submissão.

9.2 Certificados de participação serão disponibilizados online (em área restrita). O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha.

9.3 Certificados de apresentação de trabalhos serão disponibilizados online (na área restrita do apresentador) em data posterior ao evento. Os anais serão disponibilizados no site do III ETEM após o evento.  O arquivo estará disponível em acesso aberto para consulta download.

9.4 O Encontro Tocantinense das Escolas Médicas é um evento de periodicidade anual, em que as publicações nos anais seguem a periodicidade do evento.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 A participação no III ETEM implica na aceitação das disposições do presente edital e o não cumprimento de qualquer uma delas acarretará em desclassificação.

10.2 Os autores que por ventura forem desclassificados não terão direito a ressarcimento de qualquer natureza.

10.3 Situações não especificadas pelo presente edital serão resolvidas pela Comissão Organizadora do III ETEM.

10.4 Orientações e dúvidas sobre este edital podem ser dirigidas ao e-mail organizacaoetem.cc@gmail.com.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon

© 2020 III ETEM. Todos os direitos reservados.